Já pensou em viajar e ainda conseguir impactar positivamente a vida de outras pessoas? Aliar atividades turísticas com a participação em ações de cunho social é uma das propostas do turismo social.

Essa nova forma de viajar tem levado muitas pessoas a enxergar o turismo de uma maneira diferente; segundo uma pesquisa feita pelo ONU em 2015, já são mais de 1 bilhão de voluntários em todo o mundo.

Se você busca fazer da sua viagem uma experiência verdadeiramente transformadora, o turismo social é uma ótima opção. Não deixe de conhecer os pontos turísticos da forma como sempre quis, mas descubra o destino por um lado completamente diferente do que imaginou.

Permita-se ajudar pessoas em situação de fragilidade, doe um pouco do seu tempo a elas e os resultados poderão ser incríveis. A experiência do turismo social causa grande impacto em quem opta por ele.

Em uma pesquisa realizada pelo Itaú Social, também em 2015, voluntários brasileiros afirmaram que suas maiores recompensas foram os sentimentos de bem-estar, de serem úteis e de gratificação pessoal durante a viagem. Esse tipo de experiência tende a marcar para sempre sua vida, tornando-o mais solidário e mudando a sua percepção do mundo.

O que é turismo social?

O turismo social tem como visão auxiliar pessoas e comunidades em situação vulnerável. O turista social já começa sua jornada ciente de que além de conhecer um local novo, também desenvolverá ações voltadas para suprir as necessidades de uma comunidade.

Mais além, a Organização Internacional de Turismo Social, desde sua criação em 1963, define a atividade como importante agente para o desenvolvimento econômico local e regional, além de parceiro promotor de programas assistenciais mundiais, tendo em vista, sobretudo, propostas de integração pedagógica, humanitária e cultural.

Então, quando você sente que uma viagem para conhecer apenas pontos turísticos de um lugar já não o preenche da mesma forma, essa é a hora certa de embarcar na proposta do turismo social.

Conheça um lugar além do que as outras pessoas conhecem, tenha um contato próximo com os locais e, o melhor de tudo, impacte positivamente a vida deles. Ao fazer uma viagem voltada para o turismo social, você vai ver a cultura local de uma outra forma. Se você é o tipo de pessoa que gosta de mergulhar nos lugares por onde passa, essa é a melhor forma para fazer isso.

Como você pode fazer esse tipo de turismo?

A melhor maneira de fazer uma viagem de turismo social é encontrando uma empresa realmente séria com parceiros igualmente idôneos que tenha esse tipo de roteiro. Assim, você vai saber que está participando de um projeto bacana que visa ajudar as pessoas.

agência de viagens vai organizar todos os detalhes do passeio, como hospedagem e as suas atividades no projeto que quiser participar. Assim, você não precisa se preocupar, faz uma viagem segura e consegue se dedicar realmente às ações nas quais estiver envolvido, além de ter muitos momentos de lazer.

Pense bem nas suas habilidades e no que deseja desenvolver, informe seu agente e isso poderá ajudá-lo na hora de escolher o seu roteiro. Existe uma grande diversidade nos tipos de pacotes de turismo social.

Alguns focam em atividades voltadas para a saúde de uma comunidade, outros buscam melhorar a condição das residências e alguns têm foco ambiental. As possibilidades são diversas e você pode atuar em atividades com as quais tem afinidade ou topar o desafio de entrar numa área totalmente nova.

Não há necessidade de longos períodos para vivenciar essa experiência. Se você tem poucos dias, também pode se envolver em um projeto e transformar vidas. Pacotes mais curtos podem durar cerca de uma semana; alguns dias você atua no projeto e nos outros faz o seu roteiro turístico.

De qualquer maneira, você ajudará e muito aquela comunidade e terá um grande aprendizado durante esse período. Propor-se a vivenciar o cotidiano das pessoas durante um tempo é uma forma de romper com a zona de conforto. Você conhecerá determinado destino turístico por meio dos seus habitantes e essa experiência é, por si só, extremamente rica.

O que é voluntariado?

Ser voluntário significa doar um pouco de si para o outro. Com boa vontade e desejo de fazer a diferença, é possível tornar o mundo um lugar melhor e mais justo, esse é o princípio do voluntariado. Você sente que pode fazer essa diferença? Então, não perca mais tempo. Muitas pessoas estão aguardando a sua ajuda.

Não acredite na ideia de que o voluntário trabalha sem ganhar nada em troca. Embora seja um trabalho sem remuneração, ver o sorriso de uma pessoa que tem a vida melhorada, graças às suas ações não tem preço, não é mesmo? Prepare-se para ter a sua vida mudada também depois dessa experiência tão especial.

Quais os principais destinos para fazer turismo social?

É possível encontrar roteiros de turismo social para o mundo inteiro — afinal, existem pessoas que precisam de ajuda nos mais diversos países e nos mais variados continentes. Esteja você no Brasil ou no exterior, é possível encontrar um projeto bacana que possa promover mudanças sociais. Confira, a seguir, alguns dos principais destinos para praticar o turismo social.

Brasil

O Brasil, por exemplo, é um ótimo lugar para dar início ao seu desejo de praticar algum tipo de trabalho voluntário. Você já pensou na possibilidade de unir aquela viagem dos sonhos para cidades turísticas, como Recife, com alguns dias dedicados a ajudar a construir moradias com melhores condições para as comunidades da região?

Você pode viver essa experiência nas suas próximas férias. Desfrute da deliciosa gastronomia local, se divirta e ainda se encante muito com a beleza do maracatu, dança tradicional da região.

Cidades brasileiras afetadas por desastres também devem ser consideradas na hora de escolher o seu destino. É o caso de Mariana, em Minas Gerais. Após o rompimento das barragens, a região passou a ter uma série de necessidades e é nesses momentos que as ações de turismo social são importantes para contribuir com as comunidades e ajudar a promover o turismo novamente nas localidades mais atingidas.

África do Sul

Um dos países com maior riqueza cultural do mundo, a África do Sul também é um dos lugares que mais enfrenta situações de miséria e pobreza extremas. Abençoado com cenários naturais incríveis como florestas densas e antigas, picos montanhosos e rios espetaculares, o país também vivencia imensas desigualdades sociais.

Não é à toa que a região é uma das mais procuradas por turistas interessados em praticar turismo social. E se você quer experimentar intercâmbios reais, inspiradores e inesquecíveis, a África do Sul é o destino perfeito. Os voluntários que escolhem o país para realizar a viagem podem ensinar novos idiomas a crianças carentes, trabalhar em reservas naturais ao lado de espécies de animais selvagens ou atuar em projetos sociais globais instalados no local.

É possível passar o dia em uma aldeia zulu, em uma casa Xhosa ou townships na cidade — o termo é utilizado para se referir a áreas urbanas habitadas, porém, subdesenvolvidas, e que na época do Apartheid estavam reservas aos mulatos, negros e indianos. Seja para uma breve passagem ou uma longa estadia, certamente você será muito bem-vindo.

China

Outro país incrível e com uma cultura milenar preciosíssima, a China é um destino muito procurado por viajantes que desejam ajudar o próximo e contribuir com um universo melhor por meio de ações e práticas voluntárias.

Além de conservar tradições milenares de uma das mais antigas civilizações, o maior país da Ásia Oriental oferece diversos tipos de atividades para pessoas de todos os cantos do mundo, entre elas, serviços educacionais e o desenvolvimento de projetos financeiros para organizações sociais.

Guatemala

Cada vez mais procurada por turistas sociais interessados em colaborar com o crescimento da região, a Guatemala é um destino fantástico, repleto de ruínas e paisagens naturais incríveis. A região tem se apresentado como ideal aos viajantes que desejam conhecer seus diversos centros comerciais e históricos, além de ter atrações como museus, igrejas e edifícios centenários.

Na área social, o voluntariado está disponível em entidades que cuidam dos direitos femininos, de pessoas com deficiência e também da preservação do meio ambiente.

Índia

Por abrigar uma das culturas mais exóticas do mundo e ser a terra natal de figuras inspiradoras como Gandhi e Buda, a Índia oferece experiências incríveis aos visitantes — além de motivar viagens que vão além das habituais excursões turísticas. Portanto, se você deseja realizar trabalhos sociais no país e fazer a diferença, saiba que é possível colaborar com diversas entidades do Estado de Goa que estão sempre abertas para receber voluntários interessados em colaborar com projetos na região.

Entre as principais ações disponíveis estão o auxílio na educação das crianças locais e, ainda, a participação em programas de atendimento em comunidades carentes, preservação do meio ambiente e serviços de saúde em favelas e regiões periféricas (que, aliás, são muitas no país).

México

Com diversos cenários e atrações imperdíveis, o México tem se apresentado como o destino preferido de diversos viajantes do mundo todo interessados em visitar suas cidades históricas, atrativos culturais e suas praias paradisíacas. No entanto, além de suas belezas naturais, o local oferece opções interessantes para quem pretende praticar turismo social no país. Em terras mexicanas, por exemplo, é possível trabalhar em projetos culturais ou ligados ao ecoturismo e turismo de aventura.

Além disso, existem ações relacionadas à educação de crianças e adolescentes portadores de algum tipo de deficiência e ações vinculadas à profissionalização de mulheres instaladas em regiões remotas do país.

Se você procura por novas experiências, quer fazer a diferença e lutar por ideais em que acredita, não tenha dúvidas: junte isso com as suas férias e aproveite todas as possibilidades do turismo social.

Quer ficar por dentro de conteúdos interessantes e exclusivos como este? Então, siga a Chronus Viagens e Turismo nas redes sociais e saiba como colocar em prática o turismo social em sua próxima viagem. Estamos no FacebookTwitter e Instagram.