A primeira coisa que pensamos ao organizar uma viagem é na pausa que teremos na rotina e na correria diária, né? Por isso desconectar dos problemas e do caos do dia a dia é um grande motivador e principal impulsionador na hora de planejar sua trip ou escapada.

Daí escolher o lugar ideal para viver esses momentos pode ser bem difícil e, portanto, vários fatores são levados em consideração: seu perfil, a época do ano, custos, roteiro personalizado etc. Porém, nos últimos anos, o turismo social, voltado para a necessidade de ajudar o outro, tem ganhado protagonismo na decisão de viagem e quem sabe (oremos!) virado tendência.

Sim, a experiência é transformadora, enriquecedora, desafiadora e excitante. Ela agrega e desenvolve a sua vida em diferentes esferas, dentro de um curto período de tempo. E tudo isso também transborda para realidade do seu anfitrião, cidade ou região visitada.

Por que não causar impacto positivo e revolucionar a indústria do turismo por meio de programas e instituições engajadas e orientadas em causas focadas no desenvolvimento e na melhora da qualidade de vida de pessoas?

Se o melhor sentimento quando a viagem acaba são as lembranças que ficam para sempre na memória, com o turismo social isso transcenderá para ações concretas que mudará não apenas a vida das pessoas que você ajudou, mas a sua também.

Mas, afinal, você sabia que é possível criar roteiros únicos de turismo social? Continue a leitura deste post e descubra qual é o seu conceito, suas vantagens e os tipos de viagens personalizadas. Bora!

O que é turismo social?

O turismo social também é uma forma de ação voluntária. Nela, as pessoas optam por irem a lugares onde possam ajudar a fazer a diferença, compartilhando e colaborando para a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento de comunidades e pessoas em diversas partes do mundo.

Com o propósito de proporcionar oportunidades que guiarão as pessoas no seu desenvolvimento, tanto pessoal quanto como cidadãos, os benefícios do turismo social são vários e é isso que mostramos aqui para você no próximo tópico.

Quais as vantagens do turismo social?

Uma das principais vantagens do turismo social é a possibilidade do viajante personalizar e customizar seu roteiro, optando por atividades que mais se adequem ao seu estilo e gosto.

Por exemplo, é possível ensinar inglês para crianças em escolas e orfanatos ou trabalhar em fazendas ecológicas. Além disso, dá para ajudar em áreas específicas de atuação, como medicina ou odontologia.

O turista social também pode optar por levar a ajuda na bagagem, doando materiais como livros, comida, roupas, remédios etc. Podendo, assim, exercer sua ajuda humanitária sem utilizar do seu tempo de férias para fazê-lo. 

Além disso, você tem a oportunidade de conhecer lugares surpreendentes e não tão turísticos, que não fariam parte de nenhum planejamento ou roteiro de viagem, mas que são de tirar o fôlego.

E isso tudo aliado ao ganho de novas perspectivas sobre a realidade do mundo e das pessoas a sua volta, conhecendo culturas totalmente diferentes.

Mas, antes de decidir tornar-se um turista social, fique atento a alguns fatores:

  • pense bem no tempo que você está disposto a se comprometer;
  • pense e estabeleça quais de suas habilidades serão úteis para o trabalho voluntário;
  • pesquise bastante sobre o local escolhido para evitar frustrações;
  • esteja preparado financeiramente para qualquer imprevisto;
  • converse com pessoas que já tiveram essa experiência.

E, para que essa experiência seja inesquecível e que tudo transcorra da melhor maneira possível, a palavra de ordem é pesquisar. Procure programas bem estruturados e estabelecidos que poderão lhe auxiliar e oferecer suporte, antes e durante o processo.

Além disso, alinhe a suas expectativas a realidade do trabalho que você se dispôs a fazer. Pesquise muito sobre a realidade do lugar que você escolheu, do tipo de trabalho que você vai exercer, da comunidade que você estará inserido etc. Converse com pessoas que já tiveram essa experiência, que já foram para o mesmo local.

Quais são os tipos de roteiros personalizados?

Alguns destinos apresentam programas específicos e customizados para você escolher, baseados nas suas habilidades e nos seus gostos. Conheça alguns deles.

Projeto Garupa

O Projeto Garupa é uma ONG que usa o turismo sustentável para promover a preservação das riquezas naturais e culturais brasileiras, assim como melhor distribuir a renda do país. 

Além de participar de ações e projetos, você pode cadastrar a sua comunidade e desenvolver, junto com a equipe, uma expedição comunitária ou uma iniciativa focada no turismo responsável e sustentável. 

Você também pode tornar-se um investidor ou patrocinador do Projeto Garupa, ajudando nas expedições e nas ações, tirando programas do papel e transformando as iniciativas em realidade para diversas comunidades e pessoas. 

Com projetos e expedições voltados para desenvolver um turismo mais consciente e comunitário, você pode conferir o calendário para as viagens deste ano aqui

Projeto Tamar

O Projeto Tamar surgiu para proteger tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção no litoral brasileiro. Porém, com o tempo, o projeto foi se ampliando e hoje protege diversas outras espécies de vida marinha, como os tubarões.

Com atividades voltadas para conservação, pesquisa aplicada, educação ambiental e desenvolvimento sustentável, é possível ajudar as ações do projeto por meio de doações ou visitando os locais onde há uma base ou centro de visitantes. 

Você pode conferir tudo sobre o projeto aqui

Ciranda Sertaneja

Esse projeto acontece no Sertão de Pernambuco, nas cidades de Manari e Inajá. Por sofrerem muito com a seca e com a pobreza, elas foram escolhidas pela equipe para o desenvolvimento do projeto. 

Atuando na área da educação, as ações visam incentivar a leitura por meio de atividades lúdicas e oficinas, beneficiando cerca de 100 crianças, jovens, professores e pais. Além disso, o projeto promove reformas em escolas e está, constantemente, organizando campanhas para doações de livros e material escolar. 

A equipe do Ciranda Sertaneja organiza viagens voluntárias em períodos predeterminados e você pode conferir o calendário no site oficial aqui

Algumas agências e instituições brasileiras já trabalham com roteiro personalizado para os turistas sociais, por isso, pesquise bastante antes de fechar negócio.

Que tal ajudar a mudar o mundo de alguém em sua próxima viagem? Entre em contato com a gente e saiba mais sobre o turismo social e o roteiro personalizado.