Você já se perguntou por que os preços das passagens aéreas variam tanto? Já tentou entender por que um bilhete para determinado local custa certo valor, mas, no dia seguinte, custa outro totalmente diferente? Saiba que tudo isso tem relação com o conceito de price discrimination.

Se você ainda não tem familiaridade com o termo, não se preocupe! É sobre isso que falaremos no artigo de hoje. A seguir, entenda o que é price discrimination, como ele funciona, de que maneira se aplica à compra de passagens aéreas e como pode ser usado para economizar em viagens corporativas. Vamos lá?

O que é price discrimination?

As companhias aéreas, como qualquer tipo de negócio, buscam estratégias para garantir que seus custos  manutenção de aeronaves e de infraestrutura, por exemplo  sejam cobertos, de modo que cada trajeto gere receita. É justamente no modo como essas empresas criam suas políticas de preços que está o conceito de price discrimination.

Trata-se da diferenciação de preço de um produto ou serviço com base em dados e informações, como o perfil do cliente. O principal objetivo dessa estratégia é garantir a máxima cobrança que cada indivíduo está disposto a desembolsar pelo que a organização oferece, aumentando ou diminuindo os valores arrecadados de acordo com vários fatores.

Como funciona o price discrimination?

O price discrimination funciona em três graus diferentes. Veja quais são eles abaixo!

Primeiro grau

Na primeira etapa, a empresa deve contar com informações precisas sobre o cliente, sabendo o preço máximo que ele está disposto a pagar para obter o serviço ou produto.

Segundo grau

No segundo grau, a empresa oferece uma série de promoções para negociar um valor com o cliente (como pacotes premium, por exemplo) e os preços cobrados variam de acordo com a demanda do momento.

Terceiro grau

São oferecidos descontos especiais para determinados grupos (estudantes, clientes premium, etc), com os preços variando de acordo com critérios como idade, perfil e sexo.

De que maneira se aplica às passagens aéreas?

Para se manterem ativas, as companhias aéreas precisam investir em políticas de preços eficientes, maximizando as margens de lucro — que já não são tão altas na aviação. Por esse motivo, é preciso que elas trabalhem muito bem os seus preços, aumentando e abaixando os valores de acordo com a demanda e com outros critérios. Para isso, podem ser utilizadas as seguintes ferramentas.

Big Data

O Big Data é também uma grande tendência no setor de aviação. Por meio da coleta, do armazenamento e do processamento de dados, os gestores podem analisar massas de informações e extrair conhecimentos valiosos sobre as estratégias de precificação. Por exemplo, é possível saber quanto um consumidor está disposto a pagar por uma passagem.

Sites de descontos

As companhias aéreas costumam reservar lugares em seus voos para o grupo de consumidores que pesquisa o preço das passagens na internet em busca de melhores preços. A parceria com os sites de descontos, então, busca atrair aqueles clientes que não comprariam o bilhete se não encontrassem um valor mais baixo.

Como usá-lo a favor das viagens corporativas?

Reduzir custos em viagens corporativas é possível quando o conceito de price discrimination se torna claro. As companhias aéreas costumam oferecer preços mais baixos em voos com horários de pouca procura e em dias menos concorridos.

Assim, saber, com antecedência, quais serão as próximas viagens da companhia é interessante para conseguir os melhores descontos. As companhias precisam ocupar cerca de 60% dos assentos de cada voo para cobrir os custos e, geralmente, oferecem descontos entre 60 a 40 dias antes da partida. Com a maioria dos assentos ocupados, os preços voltam a subir. Outras medidas para economizar são:

  • comprar os bilhetes com antecedência;

  • viajar em baixa temporada;

  • pesquisar valores saindo de diferentes aeroportos.

Como você pôde perceber, o price discrimination é fundamental para que as companhias aéreas consigam atrair mais clientes em um mercado bastante competitivo. Entendendo como essa estratégia funciona, é possível obter os melhores preços e ter mais economia, reduzindo os gastos de viagens corporativas, por exemplo.

Gostou do conteúdo deste post? Então, aproveite para conferir também nosso artigo sobre os benefícios de terceirizar as viagens corporativas e comece já a trazer economia para a sua empresa!