Quando as peças do dominó são colocadas verticalmente e em fileira, é necessário ter cuidado. Isso porque, no momento que uma peça tomba, todas são levadas ao mesmo destino. Popularmente, essa reação é conhecida como efeito dominó, mas o que isso tem a ver com o turismo ecológico?

É uma explicação simples: acontece que, como seres humanos estamos intimamente ligados ao meio em que vivemos. Dessa forma, não há como deixar de pensar que cada ação tem uma reação direta no meio ambiente. Por isso, até quando viajamos deixamos impactos no destino de alguma forma.

O que é turismo ecológico?

Segundo definição do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), o turismo ecológico é o “segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, que incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”.

O turismo ecológico (ou ecoturismo) surgiu no final dos anos 70 como um movimento ambiental mundial, que visava oferecer direções sustentáveis para o impacto que o desenvolvimento econômico provocava no meio ambiente. Além disso, o segmento nasceu também para oferecer respostas alternativas para o efeito que o turismo de massa provoca nas questões sociais.

Após sua criação, o conceito de turismo ecológico só chegou ao Brasil em 1985. Introduzido pelo Embratur, esse tipo de turismo foi logo colocado em prática com o Projeto Turismo Ecológico. Após dois anos, a ação se intensificou como o surgimento da Comissão Técnica Nacional, que tinha como objetivo regulá-lo. O segmento ainda foi adiante com a criação dos primeiros cursos para guias especializados. Contudo, foi somente com a Rio 92 que o turismo ecológico ganhou mais visibilidade no mercado.

Atualmente o ecoturismo é o que mais cresce na indústria de turismo. De acordo com a Organização Mundial de Turismo (OMT), o setor tem um crescimento de 15% a 25% por ano, enquanto o turismo convencional cresce apenas 7,5% ao ano. Além disso, a OMT afirma que 10% dos turistas do mundo todo procuram por turismo ecológico.

Qual é a importância do ecoturismo?

O ecoturismo é um setor que busca constantemente valorizar questões ambientais, culturais, sociais e econômicas na área em que é realizado. Quando bem planejado e executado, esse tipo de turismo pode oferecer muitos benefícios, como geração de emprego, valorização cultural, conservação do meio ambiente e até recuperação da autoestima da população.

De forma mais simples, é possível explicar o ecoturismo como atividades turísticas que têm como base uma relação saudável com a natureza, que visam eliminar os impactos do turismo de massa e ainda oferecer benefícios às áreas em que são praticadas.

Como saber se uma atividade tem como base o ecoturismo?

Uma atividade de ecoturismo se caracteriza por oferecer benefícios ao meio ambiente, à sociedade, à cultura e também à economia. Dessa forma, no momento de contratar um passeio, é importante analisar essas questões.

Vamos supor que você vai contratar uma agência para realizar um passeio. Obviamente você vai analisar o portfólio dessa empresa. Após um tempo refletindo, você decide que vai realizar um passeio de observação de flora.

Certo. A partir disso, que tal se fazer algumas perguntas e até questionar a agência? Por exemplo: será que esse passeio oferece algum risco à flora local? Sabendo que será em uma região pequena, os moradores terão algum benefício com isso?

Agora, supondo que o passeio de observação da flora tenha realmente as características do ecoturismo: ele vai promover impactos positivos ao meio ambiente, pois vai permitir que os turistas possam compreender a diversidade dos elementos da flora e também seu uso.

Além disso, sendo um passeio de ecoturismo, a observação da flora pode gerar emprego para a comunidade, já que os guias podem ser os próprios moradores da região.

Entendido o conceito, você pode estar se questionando: “mas quais outras atividades também podem ser realizadas com o turismo ecológico?” Muitas! As mais conhecidas são: observação de fauna (permite que os turistas possam se relacionar com animais de forma construtiva), mergulho, trilhas, caminhadas, safaris, observação astronômica (permite observar eclipses, estrelas e até queda de meteoros) e muitas outras.

É preciso ressaltar que não só os passeios devem seguir as características de ecoturismo. Os serviços comuns do turismo, como alimentação, transporte e hospedagem, também podem ter essa característica. Por isso, a melhor forma de praticar esse tipo de turismo é contratando uma agência, pois essa terá a responsabilidade de verificar diversas questões.

Quais são as responsabilidades de uma agência de ecoturismo?

Uma agência de turismo ecológico tem grandes responsabilidades. Como já deve ser de entendimento geral, a agência é responsável por oferecer pacotes de viagem. Normalmente esses pacotes incluem hospedagem, alimentação, transportes e passeios.

Quando uma agência de viagem se caracteriza como praticante de ecoturismo, todos os serviços oferecidos estão de acordo com o conceito. Ou seja, a agência terá a responsabilidade por contratar fornecedores que também praticam o turismo sustentável e assim beneficiar toda a cadeia envolvida.

Sendo assim, para oferecer um pacote de viagem, a agência terá que analisar os mínimos detalhes. Por exemplo: ela terá que planejar viagens para destinos que permitam a integração do turista com a natureza. Além disso, a viagem terá que oferecer um impacto positivo tanto para o meio ambiente quanto para os moradores.

A hospedagem, por exemplo, deve ter práticas sustentáveis; o transporte deve oferecer um impacto mínimo ao meio ambiente; a alimentação deve ser o mais natural possível, e assim por diante.

Nesse sentido, todos os fornecedores também terão que praticar o ecoturismo. Você lembra da analogia do efeito dominó? Então, no ecoturismo todas as ações geram reações positivas e todas estão ligadas umas às outras, visando o bem-estar geral.

Você já pensou em realizar uma ação com reações positivas para o planeta? Saiba que esse já é um ótimo começo! Toda e qualquer preocupação transformada em ações é válida para que conquistemos um mundo melhor.

Agora que você já está fera no assunto, liga para gente e saiba quais são as opções de viagem que praticam o turismo ecológico!